Nasceu em Valpaços em 1980. É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutorada e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro integrado do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP – RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade). Foi membro da comissão instaladora, diretora e presidente da primeira Comissão Científica do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.

2.1. No Quadro 1, indicam-se os principais dados biográficos.

Quadro 1 – Dados biográficos.

NomeCarla Susana Lopes Morais
Data de Nascimento23/12/1980
PaisAntónio Manuel Tiago Hermenegildo Morais
Elvira Aurora Carvela Lopes Morais
NaturalidadeValpaços
NacionalidadePortuguesa
Estado civilSolteira

3.3. Agregação em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Aprovada por unanimidade). Lição: Ciência cidadã na Educaçao em Ciências, 2022. Link

3.2. Pós-Doutoramento em Ensino das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a classificação final de Aprovado. Tema do relatório: Promoção de abordagens com base no inquiry-based science education (IBSE) no ensino das Ciências Físico-Químicas, 2012. Link

3.1. No Quadro 2, indicam-se os graus académicos obtidos até à presente data.

Quadro 2 – Graus académicos obtidos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

DataGrauEspecialidadeClassificação
2011Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências LinkTese: Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico LinkAprovado com Distinção
(por unanimidade)
2006Mestrado em Educação Multimédia LinkDissertação: Química Digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7.º ano de escolaridade LinkMuito Bom
(por unanimidade)
2004Licenciatura em Química Link Ramo educacional15 valores

4.5. Professora Auxiliar com Agregação, Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2022-).

4.4. Professora Auxiliar, Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2016-2022).

4.3. Professora Auxiliar Convidada (a 100%), Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2012-2016).

4.2. Assistente Convidada (a 14,3% e 17%), Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2009-2012).

4.1. Professora do grupo de Física e Química (510) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2003-2009).

5.1. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE CIENTÍFICA

1. Livros

1.1. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978‑989‑8819‑17‑8 Link

2. Capítulos de livros

2.2. Morais, C., Moreira, L., Aguiar, T., & Teixeira, A. (2022). A avaliação da comunicação de ciência em espaços não-formais: Perspetivas do projeto I SEA. In Lara, I. & Vargas, M. (Ed.), Um Museu Interativo e a Educação em Ciências e Matemática: Algumas propostas de ensino com pesquisa (pp. 183-208). ediPUCRS – Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Link

2.1. Costa, I. A., Morais, C., & Monteiro, M. J. (2021). CoAstro: @n Astronomy Condo – teachers’ attitudes and epistemological beliefs towards science in a citizen science project. In M. Carmo (Ed.), Education Applications & Developments VI – Advances in Education and Educational Trends Series (pp. 66-75). inScience Press. Lisboa. ISBN: 978-989-54815-6-9. DOI: https://doi.org/10.36315/2021ead06 Link1 Link2

3. Artigos

3.7. Morais, C., Moreira, L., Teixeira, A., Aguiar, T., Coelho, A., Pereira, V., Jacinto, A., Varzim, M., Paiva, J. C., & Rosa, M. (2022). Visitors come to experience science: Towards a non-obtrusive evaluation method based on immersive virtual reality. Journal of Science Communication, 21(01), A04. DOI: https://doi.org/10.22323/2.21010204 (Scopus: Q2, SJR: 0.50; WoS – JCI: 0.56) Link

3.6. Morais, C., Moreira, L., Teixeira, A., & Aguiar, T. (2022). No waves from surface knowledge: Diving into the social representations of the deep sea. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement. 12 (1), 22-41. DOI: https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2017507 (Scopus: Q1, SJR: 0.86; WoS – JCR: Q1, IF: 1.35)

3.5. Vieira, H., & Morais, C. (2022). Bridging Music and Chemistry: A marching band analogy to teach kinetic-molecular theory. Journal of Chemical Education, 99(2), 729–735. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00864 (SCOPUS: Q2, SJR: 0.50; WOS – JCR: Q2, IF: 2.98) Link

3.4. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2022). Student participation in a coastal water quality citizen science project and its contribution to the conceptual and procedural learning of chemistry. Chemistry Education Research and Practice, 23(1), 100-112. DOI: https://doi.org/10.1039/D1RP00190F (SCOPUS: Q1, SJR: 0.77; WOS – JCR: Q2, IF: 2.96) Link

3.3. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Students’ attitudes towards science: the contribution of a citizen science project for monitoring coastal water quality and (micro)plastics”. Journal of Baltic Science Education, 20(6), 881-893. DOI: https://doi.org/10.33225/jbse/21.20.881 (Scopus: Q2, SJR: 0.42; WOS – JCR: Q4, IF: 1.18) Link

3.2. Oliveira, G., Grenha Teixeira, J., Torres, A., & Morais, C. (2021). An exploratory study on the emergency remote education experience of higher education students and teachers during the COVID‐19 pandemic. British Journal of Educational Technology, 52, 1357-1376. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.13112 (Scopus: Q1, SJR: 1.79; WOS – JCR: Q1, IF: 4.93) Link

3.1. Morais, C., Araújo, J. L., & Saúde, I. (2019). Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, 20, 302-315. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C8RP00096D (Scopus: Q1, SJR: 0.77; WOS – JCR: Q2, IF: 1.90) Link

5.2. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE PEDAGÓGICA E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

1. Livros

1.1. Ferreira, J. A., Tavares, F., Carvalho, P. S., Morais, C., Magalhães, A. L., Mota, A. R., Martins, A. S., Santos, A. I., & Araújo, J. L. (2021). ExperimentaCiências – Um guia para professores do primeiro ciclo. Rev. Ciência Elem., V9(A). Casa das Ciências/ICETA. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. ISSN 2183-9697. Link

2. Livros escolares (manuais, caderno de atividades e caderno do professor)

2.3. Paiva, J. C., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2021). 10Q – Química, 10.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

2.2. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Universo FQ – Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3

2.1. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). 12Q – Química, 12.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link 

3. Livros de divulgação científica

3.3. Paiva, J. C., Morais, C., Soares, M., Araújo, J., Vieira, H., & Moreira, L. (2021). Química ao pé da letra. Porto: U. Porto Press. ISBN: 978-989-746-297-9. Link1 Link2

Com o apoio do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)

3.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-570-3. Link1 Link2

3.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. ISBN: 9789895549108. Link

Esta publicação integrou o Plano Nacional de Leitura Link

6.1. MORADA INSTITUCIONAL

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Departamento de Química e Bioquímica
Unidade de Ensino das Ciências
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto

 

6.2. CONTACTOS

E-mail: cmorais@fc.up.pt
Telefone: (+351) 220 402 529
Telemóvel: (+351) 93 833 1 777

 

6.3. INFORMAÇÃO ONLINE

DesignaçãoEndereço online
Versão digital do currículowww.carlamorais.pt
Faculdade de Ciências da Universidade do Portohttps://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738
https://dqb.fc.up.pt/index.php/pessoas-3/
ORCIDhttp://orcid.org/0000-0002-2136-0019
CiênciaVitaehttps://www.cienciavitae.pt/pt/3519-D4C4-4406
Publonshttps://publons.com/researcher/2588604/carla-s-l-morais/
Web of Science
ResearcherID
M-4813-2013
Scopus Author ID: 55921269800https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55921269800
ResearchGatehttp://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8
Authenticus -
AuthID: R-000-32B
https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147
Google Académicohttps://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Academia.eduhttp://fcup.academia.edu/CarlaMorais
Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660317445723263

 

6.4. CERTIFICADO DE FORMADORA PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

(CCPFC/RFO – 21089/06) nas áreas e domínios: B05 – Educação em (Química), C08 – Pedagogia Experimental, C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C17 – Tecnologias Educativas (registo em 2006, atualização em 2014). Link