É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutorada e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É membro da Comissão Coordenadora do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”. É também membro do Laboratório Associado Institute of Molecular Sciences (IMS), no qual representa o CIQUP na linha temática de investigação “LT: CHEMfocus (fundamentals and awareness)”. É diretora do Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências e foi membro da comissão instaladora e a primeira diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.

2.1. No Quadro 1, indicam-se os principais dados biográficos.

Quadro 1 – Dados biográficos.

NomeCarla Susana Lopes Morais
Data de Nascimento23/12/1980
PaisAntónio Manuel Tiago Hermenegildo Morais
Elvira Aurora Carvela Lopes Morais
NaturalidadeValpaços
NacionalidadePortuguesa
Estado civilSolteira

3.3. Agregação em Ensino e Divulgação das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Aprovada por unanimidade). Lição: Ciência cidadã na Educaçao em Ciências, 2022. Link

3.2. Pós-Doutoramento em Ensino das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a classificação final de Aprovado. Tema do relatório: Promoção de abordagens com base no inquiry-based science education (IBSE) no ensino das Ciências Físico-Químicas, 2012. Link

3.1. No Quadro 2, indicam-se os graus académicos obtidos até à presente data.

Quadro 2 – Graus académicos obtidos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

DataGrauEspecialidadeClassificação
2011Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências LinkTese: Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico LinkAprovado com Distinção
(por unanimidade)
2006Mestrado em Educação Multimédia LinkDissertação: Química Digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7.º ano de escolaridade LinkMuito Bom
(por unanimidade)
2004Licenciatura em Química Link Ramo educacional15 valores

4.5. Professora Auxiliar com Agregação, Unidade de Ensino das Ciências, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2022- …).

4.4. Professora Auxiliar, Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2016-2022).

4.3. Professora Auxiliar Convidada (a 100%), Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2012-2016).

4.2. Assistente Convidada (a 14,3% e 17%), Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2009-2012).

4.1. Professora do grupo de Física e Química (510) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2003-2009).

5.1. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE CIENTÍFICA

1. Livros

1.2. Morais, C. (no prelo). Ciência cidadã na Educação em Ciências. Porto: U. Porto Press.

1.1. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978‑989‑8819‑17‑8 Link

2. Capítulos de livros

2.4. Vieira, H., & Morais, C. (2023).  “Afetividade e sua relevância na aprendizagem dos alunos: algumas perspetivas e considerações”. In R. K. A. Montenegro & F. A. Gomes (Org.). Tecendo Saberes: Um Olhar Multidisciplinar sobre a Educação (pp 133-148). Campina Grande, Brasil: Editora Amplla. ISBN: 978-65-5381-150-8. DOI: http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tso3308-10 Link

2.3. Morais, C.(2023). Recursos educativos digitais para o ensino de química: o caso das simulações computacionais e das atividades laboratoriais usando a plataforma comercial “arduíno”. In I. N. Derossi, & L. C. Barboza, (Orgs.) Diálogos da educação científica e o ensino de química (pp. 87-104). Pedro & João Editores, São Carlos, Brasil. ISBN: 978-65-265-0561-8. DOI: http://dx.doi.org/10.51795/9786526505625Link 

2.2. Morais, C., Moreira, L., Aguiar, T., & Teixeira, A. (2022). A avaliação da comunicação de ciência em espaços não-formais: Perspetivas do projeto I SEA. In Lara, I. & Vargas, M. (Ed.), Um Museu Interativo e a Educação em Ciências e Matemática: Algumas propostas de ensino com pesquisa (pp. 183-208). ediPUCRS – Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Link

2.1. Costa, I. A., Morais, C., & Monteiro, M. J. (2021). CoAstro: @n Astronomy Condo – teachers’ attitudes and epistemological beliefs towards science in a citizen science project. In M. Carmo (Ed.), Education Applications & Developments VI – Advances in Education and Educational Trends Series (pp. 66-75). inScience Press. Lisboa. ISBN: 978-989-54815-6-9. DOI: https://doi.org/10.36315/2021ead06 Link1 Link2

3. Artigos

3.6. Nascimento Junior, W., Morais, C. & Girotto Júnior, G. (2024). Enhancing AI Responses in Chemistry: Integrating Text Generation, Image Creation, and Image Interpretation through Different Levels of Prompts. Journal of Chemical Education. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.4c00230

3.5. Spitha, N., Zhang, Y., Pazicni, S., Fullington, S., Morais, C., Buchberger, A. R. & Doolittle, P. (2024). Supporting Submicroscopic Reasoning in Students’ Explanations of Absorption Phenomena using a Simulation-Based Activity. Chemistry Education Research and Practice, 25, 133-150. DOI: https://doi.org/
10.1039/D3RP00153A
(Scopus: Q1, SJR: 0.71; WoS – JCR: Q2, 3).   Link

3.4. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2023). Students´attitudes towards the environment and marine litter in the context of a coastal water quality educational citizen science project. Australian Journal of Environmental Education, 0, 1–14. DOI: https://doi.org/10.1017/aee.2023.14  (Scopus: Q2, SJR: 0.44; WoS – JCR: Q2, 0,98).  Link

3.3. Morais, C., Moreira, L., Teixeira, A., & Aguiar, T. (2022). No waves from surface knowledge: Diving into the social representations of the deep sea. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement. 12 (1), 22-41. DOI: https://doi.org/10.1080/21548455.2021.2017507 (Scopus: Q1, SJR: 0.72; WoS – JCI: Q2, IF: 1.17)

3.2. Oliveira, G., Grenha Teixeira, J., Torres, A., & Morais, C. (2021). An exploratory study on the emergency remote education experience of higher education students and teachers during the COVID‐19 pandemic. British Journal of Educational Technology, 52, 1357-1376. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.13112 (Scopus: Q1, SJR: 1.87; WoS – JCR: Q1, IF: 5.27) Link

3.1. Morais, C., Araújo, J. L., & Saúde, I. (2019). Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, 20, 302-315. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C8RP00096D (Scopus: Q1, SJR: 0.77; WoS – JCR: Q2, IF: 1.90) Link

5.2. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE PEDAGÓGICA E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

1. Livros

1.1. Ferreira, J. A., Tavares, F., Carvalho, P. S., Morais, C., Magalhães, A. L., Mota, A. R., Martins, A. S., Santos, A. I., & Araújo, J. L. (2021). ExperimentaCiências – Um guia para professores do primeiro ciclo. Rev. Ciência Elem., V9(A). Casa das Ciências/ICETA. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. ISSN 2183-9697. Link

2. Livros escolares (manuais, caderno de atividades e caderno do professor)

2.4. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., & Morais, C. (2023). 12Q – Química, 12.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link 

2.3. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2023). Universo FQ – Físico-Química, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1    Link2

2.2. Paiva, J. C., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2022). 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1   Link2   

2.1. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2022). Universo FQ – Físico-Química, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1   Link2    Link3

3. Livros de divulgação científica

3.3. Paiva, J. C., Morais, C., Soares, M., Araújo, J., Vieira, H., & Moreira, L. (2021). Química ao pé da letra. Porto: U. Porto Press. ISBN: 978-989-746-297-9. Link1 Link2

Com o apoio do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)

3.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-570-3. Link1 Link2

3.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. ISBN: 9789895549108. Link

Esta publicação integrou o Plano Nacional de Leitura Link

6.1. MORADA INSTITUCIONAL

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Departamento de Química e Bioquímica
Unidade de Ensino das Ciências
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto

 

6.2. CONTACTOS

E-mail: cmorais@fc.up.pt
Telefone: (+351) 220 402 529
Telemóvel: (+351) 93 833 1 777

 

6.3. INFORMAÇÃO ONLINE

DesignationWebpage
Digital version of the curriculumwww.carlamorais.pt
Faculty of Sciences of the University of Portohttps://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738
https://dqb.fc.up.pt/index.php/pessoas-3/
ORCIDhttp://orcid.org/0000-0002-2136-0019
CiênciaVitaehttps://www.cienciavitae.pt/pt/3519-D4C4-4406
Web of Science
ResearcherID:
M-4813-2013
https://www.webofscience.com/wos/author/rid/M-4813-2013
Scopus Author ID: 55921269800https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55921269800
ResearchGatehttp://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8
Authenticus -
AuthID: R-000-32B
https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147
Google Scholarhttps://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
Academia.eduhttp://fcup.academia.edu/CarlaMorais
Lattes Curriculumhttp://lattes.cnpq.br/3660317445723263

 

6.4. CERTIFICADO DE FORMADORA PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

(CCPFC/RFO – 21089/06) nas áreas e domínios: B05 – Educação em (Química), C08 – Pedagogia Experimental, C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C17 – Tecnologias Educativas (registo em 2006, atualização em 2014). Link