Nasceu em Valpaços em 1980. É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP – RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade). Foi membro da comissão instaladora, diretora e presidente da primeira Comissão Científica do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP. É coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.

2.1. No Quadro 1, indicam-se os principais dados biográficos.

Quadro 1 – Dados biográficos.

NomeCarla Susana Lopes Morais
Data de Nascimento23/12/1980
PaisAntónio Manuel Tiago Hermenegildo Morais
Elvira Aurora Carvela Lopes Morais
NaturalidadeValpaços
NacionalidadePortuguesa
Estado civilSolteira

3.2. Pós-Doutoramento em Ensino das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a classificação final de Aprovado. Tema do relatório: Promoção de abordagens com base no inquiry-based science education (IBSE) no ensino das Ciências Físico-Químicas, 2012. Link

3.1. No Quadro 2, indicam-se os graus académicos obtidos até à presente data.

Quadro 2 – Graus académicos obtidos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
DataGrauEspecialidadeClassificação
2011Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências LinkTese: Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico LinkAprovado com Distinção
(por unanimidade)
2006Mestrado em Educação Multimédia LinkDissertação: Química Digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7.º ano de escolaridade LinkMuito Bom
(por unanimidade)
2004Licenciatura em Química Link Ramo educacional15 valores

4.4. Professora Auxiliar, Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contrato por tempo indeterminado (2016-).

4.3. Professora Auxiliar Convidada (a 100%), Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2012-2016).

4.2. Assistente Convidada (a 14,3% e 17%), Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2009-2012).

4.1. Professora do grupo de Física e Química (510) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (2003-2009).

5.1. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE CIENTÍFICA

1. Livros

1.1. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978‑989‑8819‑17‑8 Link

2. Capítulos de livros

2.1. Costa, I. A., Morais, C., & Monteiro, M. J. (2021). CoAstro: @n Astronomy Condo – teachers’ attitudes and epistemological beliefs towards science in a citizen science project. In M. Carmo (Ed.), Education Applications & Developments VI – Advances in Education and Educational Trends Series (pp. 66-75).  inScience Press. Lisboa. ISBN: 978-989-54815-6-9. DOI: https://doi.org/10.36315/2021ead06 Link1 Link2

3. Artigos

3.5. Morais, C., Araújo, J. L., & Saúde, I.  (2019). Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, 20, 302-315. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C8RP00096D

Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 1,902) Link

3.4. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2017). Activities with Parents on the Computer: an ecological framework. Education Technology & Society, 20(2), 1-14. https://www.j-ets.net/collection/published-issues/20_2

Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 2,720) Link

2.3. Paiva, J. C., Morais, C., Costa, L., & Pinheiro, L. (2016). The shift from “e-learning” to “learning”: Invisible technology and the dropping of the “e”. British Journal of Educational Technology, 47 (2), 226–238.
DOI: http://dx.doi.org/10.1111/bjet.12242.

Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 2,951) Link

3.2. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Poetry and alkali metal: Building bridges to study the atomic radius and the ionization energy. Chemistry Education Research and Practice, 16, 893-900. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C5RP00115C.

Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 1,902) Link

3.1. Morais, C. (2015). Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent “chemophobia” and promote young children´s scientific literacy. Journal of Chemical Education, 92(1), 58–65. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed5002416.

Citation indexed: ISI Web of Science, SCOPUS (Q2; IF= 1,385) Link

5.2. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE PEDAGÓGICA E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

1. Livros

1.1. Ferreira, J. A., Tavares, F., Carvalho, P. S., Morais, C., Magalhães, A. L., Mota, A. R., Martins, A. S., Santos, A. I., & Araújo, J. L. (2021). ExperimentaCiências – Um guia para professores do primeiro ciclo. Rev. Ciência Elem., V9(A). Casa das Ciências/ICETA. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. ISSN 2183-9697. Link

2. Livros escolares (manuais, caderno de atividades e caderno do professor)

2.3. Paiva, J. C., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2021). 10Q – Química, 10.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

2.2. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Morais, C., & Paiva, J. C. (2021). Universo FQ – Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3

2.1. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). 12Q – Química, 12.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link 

3. Livros de divulgação científica

3.3. Paiva, J. C., Morais, C., Soares, M., Araújo, J., Vieira, H., & Moreira, L. (2021). Química ao pé da letra. Porto: U. Porto Press. ISBN: 978-989-746-297-9. Link1 Link2

Com o apoio do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP) e da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ)

3.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-989-616-570-3. Link1 Link2

3.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. ISBN: 9789895549108. Link

Esta publicação integra o Plano Nacional de Leitura Link

6.1. MORADA INSTITUCIONAL

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Departamento de Química e Bioquímica
Unidade de Ensino das Ciências
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto

 

6.2. CONTACTOS

E-mail: cmorais@fc.up.pt
Telefone: (+351) 220 402 529
Telemóvel: (+351) 93 833 1 777

 

6.3. INFORMAÇÃO ONLINE

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738 | https://dqb.fc.up.pt/index.php/pessoas-3/

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2136-0019

ORCID QR code: my_orcid_qrcode

Publons: https://publons.com/researcher/2588604/carla-s-l-morais/

Web of Science ResearcherID: M-4813-2013

Scopus Author ID: 55921269800 – https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55921269800

ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8

Authenticus – AuthID: R-000-32B – https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147

Google Académico: https://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao

CiênciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/pt/3519-D4C4-4406

Academia.edu: http://fcup.academia.edu/CarlaMorais

 

6.4. CERTIFICADO DE FORMADORA PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

(CCPFC/RFO – 21089/06) nas áreas e domínios: B05 – Educação em (Química), C08 – Pedagogia Experimental, C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C17 – Tecnologias Educativas (registo em 2006, atualização em 2014). Link