B1.1. DIVERSIDADE DA ATIVIDADE LETIVA

1. Atividade letiva no Ensino Superior

1.6. No Quadro 3, indicam-se as unidades curriculares lecionadas, desde 2012.

Quadro 3 – Unidades curriculares que lecionou no decorrer dos anos letivos desde 2012.

Unidade Orgânica Ciclo de estudos Unidades curriculares Responsabilidade
FCUP 1.º ciclo Desenvolvimento Pessoal e Profissional corregência
Projeto/Estágio
2.º ciclo Iniciação à Prática Profissional
Multimédia e Educação Científica corregência
E-learning no Ensino da Química corregência
Multimédia no Ensino da Química corregência
Didática da Química I e II corregência
Educação para a Sustentabilidade (módulo de Q)
Laboratório de Projeto de Química
3.º ciclo Divulgação Científica (módulo de Q)
Técnicas de Comunicação no Desenvolvimento de Práticas de Divulgação das Ciências regência
Ensino das Ciências (módulo de Q)
Filosofia e História das Ciências (módulo de Q)
Projeto – Ensino e Divulgação das Ciências
Tese PDEDC
FEUP* 2.º ciclo Educação Multimédia regência
Contextos de e-learning regência
Software Educativo regência
Metodologias de Investigação regência
Dissertação MM
3.º ciclo Métodos de Investigação corregência
Seminário I e II
Tese PDMD
UC InovPed** Comunicação de Ciência para
audiências não especializadas
corregência
FPCEUP* 1.º ciclo Laboratório Multimédia e Educação regência

* Docente parceiro

** Unidades curriculares criadas especificamente com o propósito de fomentar a multidisciplinariedade na Universidade do Porto, permitindo enriquecer a formação dos estudantes, preferencialmente em áreas transversais do conhecimento, e desenvolver parcerias pedagógico-científicas inovadoras entre os seus docentes.

1.5. No Quadro 4, indicam-se as unidades curriculares lecionadas, na categoria de Assistente Convidada a 14,3% e 17%, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de 2009 a 2012.Link1 Link2 Link3 Link4 Link5

Quadro 4 – Unidades curriculares que lecionou, na categoria Assistente Convidada, no decorrer dos anos letivos de 2009/2010 a 2011/2012.

Unidade Orgânica Serviço docente Ciclo de estudos
FEUP Educação Multimédia 2.º ciclo
Ensino Aberto e a Distância
Software Educativo

1.4. Docente coadjuvante – com o docente titular Professor Doutor João Carlos Paiva – na componente prática da unidade curricular de Didática da Química II, do plano curricular do Mestrado em Ensino da Física e da Química e o Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2010/2011. Link1 Link2

1.3. Docente coadjuvante – com o docente titular Professor Doutor João Carlos Paiva – na unidade curricular de Multimédia no Ensino da Química, do plano curricular do Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2010/2011. Link

1.2. Docente coadjuvante – com o docente titular Professor Doutor João Carlos Paiva – na componente prática da unidade curricular de Didática da Química I, do plano curricular do Mestrado em Ensino da Física e da Química e o Mestrado em Física e Química em Contexto Escolar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2010/2011. Link

1.1. Colaboradora – com o docente titular Professor Doutor João Carlos Paiva – na disciplina de Ensino Aberto e a Distância, que integrava o plano curricular do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2008/2009.

B1.2. QUALIDADE DA ATIVIDADE LETIVA

Regista-se o bom desempenho nos recentes inquéritos pedagógicos da FCUP, FEUP e FPCEUP, relativamente à atividade pedagógica nas unidades curriculares previamente identificadas.

Em 2012 o trabalho realizado na unidade curricular de Multimédia no Ensino da Química foi selecionado para integrar o Workshop de e-learning da Universidade do Porto, constituindo-se como uma das candidaturas finalistas para o Prémio Excelência em e-learning da UP.

B1.3. ATIVIDADE LETIVA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

4. Docente de Ciências Físico-Químicas na Escola EB 2,3 de Leça do Balio, com turmas de 7.º ano (2008/2009).

3. Docente de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, com turmas de 10.º e 11.º ano (2007/2008).

2. Docente de Ciências Físico-Químicas na Escola EB 2,3 de Maria Lamas, no Porto, com turmas de 7.º ano (2005/2006).

1. Docente estagiária de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária de S. Pedro da Cova, com turmas do 8.º, 9.º e 12.º ano de Física (2003/2004). Link

B1.4. FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES

1. Responsável de ações de formação/cursos de educação contínua

1.5. III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2017. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2017). Link

1.4. II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2016. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2016). Link

1.3. I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2015. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2015). Link

1.2. Contextos laboratoriais de Química no Ensino Secundário: um olhar sobre as metas curriculares (com a colaboração da Professora Doutora Ana Reis). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015). Link

1.1. Contextos laboratoriais de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico: um olhar sobre as metas curriculares (com a colaboração da Prof. Dra. Ana Reis). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015).

2. Formadora em ações de formação/ cursos de educação contínua

2.24. Coformadora na ação de formação Contextos laboratoriais de Química no Ensino Secundário: um olhar sobre as metas curriculares (com a colaboração da Professora Doutora Ana Reis), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2018).

2.23. Coformadora na ação de formação III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2017 (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva, da Professora Doutora Clara Vasconcelos, do Professor Doutor Paulo Simeão Carvalho e do Professor Doutor José Carlos Santos), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2017).

2.22. Coformadora na ação de formação II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2016 (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva, da Professora Doutora Clara Vasconcelos, do Professor Doutor Paulo Simeão Carvalho e do Professor Doutor José Carlos Santos), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2016).

2.21. Coformadora na ação de formação Ciências Físico-Químicas – uma abordagem moderna e global no 11.º ano (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva, do Professor Doutor Manuel Fiolhais e da Mestre Graça Ventura) realizada em Mangualde e Covilhã, com a duração de 12 horas (2016). Link

2.20. Coformadora na ação de formação I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2015 (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva, da Professora Doutora Clara Vasconcelos, do Professor Doutor Paulo Simeão Carvalho e do Professor Doutor José Carlos Santos), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2015).

2.19. Coformadora na ação de formação Contextos laboratoriais de Química no Ensino Secundário: um olhar sobre as metas curriculares (com a colaboração da Professora Doutora Ana Reis), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015).

2.18. Coformadora na ação de formação Ciências Físico-Químicas – uma abordagem moderna e global (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva, do Professor Doutor Manuel Fiolhais e da Mestre Graça Ventura) realizada em Aveiro, Viseu e Porto, com a duração de 12 horas (2015). Link

2.17. Coformadora na ação de formação Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química (com a colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva), realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do Projeto de Formação de Professores CAPES/U. Porto, com a duração de 25 horas (2014).

2.16. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do Projeto de Formação de Professores CAPES/U. Porto, com a duração de 25 horas (2014).

2.15. Coformadora na ação de formação O professor de Físico-Química em investigação-ação, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 50 horas (2013).

2.14. Coformadora na ação de formação O professor de Físico-Química em investigação-ação, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 50 horas (2011-2012).

2.13. Coformadora na ação de formação Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011).

2.12. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011).

2.11. Coformadora na ação de formação Quadros interativos no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011).

2.10. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011).

2.9. Coformadora na ação de formação Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011).

2.8. Coformadora na ação de formação Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2010).

2.7. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2010).

2.6. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2010).

2.5. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2009).

2.4. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2008).

2.3. Coformadora na oficina de formação Segurança na Internet, realizada no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, da responsabilidade do Softciências Centro de Competência ECRIE, com a duração de 30 horas (2008). Link

2.2. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, no âmbito do IV Fórum GPS, Educação e Formação, realizada no Centro Profissional da Figueira da Foz, com a duração de 8 horas (2007). Link

2.1. Coformadora na ação de formação Multimédia no Ensino da Química, realizada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2007).

[As ações/cursos de formação listados de 1 a 17 foram realizadas em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva.]

3. Responsável de workshops

3.3. Responsável do workshop Inquiry-based Science Education: multimédia e módulos inquiry para o estudo das Ciências no Ensino Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 7 de julho de 2017, integrado no III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências (formadores: Nuno Francisco e Jorge Mota). Link

3.2. Responsável do workshop Multimédia no Ensino das Ciências: o Inquiry-based Science Education, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 3 de novembro de 2016, integrado nas comemorações dos vinte anos do Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto (formadores: Nuno Francisco e Jorge Mota). Link

3.1. Responsável do workshop Feed, Feedback, Feedforward, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 3 de novembro de 2016, integrado nas comemorações dos vinte anos do Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto (formadores: Miguel Gonçalves, Juliana Monteiro e Diogo Santos).

4. Formadora em workshops e feiras de ciência realizadas em conferências e escolas

4.7. Formadora (com a Professora Ana Reis) no workshop Contextos Laboratoriais de Química no Ensino Secundário, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito do Encontro de cientistas e professores de ciências “A Ciência por quem a faz e por quem a ensina”, 11 de setembro de 2017. Link

4.6. Formadora no workshop Recursos digitais no ensino das ciências e sua potenciação pedagógica, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 8 de julho de 2015. Link1 Link2

4.5. Coformadora (com o Professor Doutor João Carlos Paiva e Mestres José Barros, Nuno Francisco e Luciano Moreira) no workshop Technological support for inquiry-based learning: Development of digital resources in science education using Web 2.0 tools, realizado no âmbito da 2nd International PROFILES Conference in Berlin, Alemanha, 25 a 27 agosto de 2014. Link

4.4. Coformadora/dinamizadora (com o Professor Doutor João Carlos Paiva e Mestres José Gonçalves, José Barros, Nuno Francisco e Luciano Moreira) do stand CIA – color in action: can you see it?, na Feira de Ciência realizada no âmbito da 2nd International PROFILES Conference in Berlin, Alemanha, 25 a 27 agosto de 2014. Link

4.3. Coformadora (com o Professor Doutor João Carlos Paiva e Mestre Luciano Moreira) do workshop Análise qualitativa de dados, realizado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 13 de novembro de 2013. Link

4.2. Formadora no workshop Conceção e utilização de recursos multimédia para o Ensino da Química, realizado no âmbito do XXI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química (2008).

4.1. Formadora na oficina Uso das novas tecnologias na escola, realizado no âmbito do 4.º Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química (2005). Link

B2.1. COORDENAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

1. Unidades curriculares

1.2. Concebeu, em parceria com o Professor Doutor Joaquim Faria (FEUP) e o Professor Doutor Vasco Ribeiro (FLUP), a unidade curricular de Comunicação de Ciência para Audiências Não Especializadas. Esta UC foi candidata ao Programa de “Unidade Curricular InovPed” tendo sido selecionada pelo júri e aprovada para financiamento. Link1 Link2

1.1. Concebeu, em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva e a Professora Doutora Rosa Ferreira, o programa da unidade curricular de Desenvolvimento Curricular e Avaliação que integrou a reformulação do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Mestrado em Ensino da Matemática, no ano letivo de 2014-2015. Link

2. Cursos de formação (concepção e acreditação)

2.12. III Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2017. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2017). Link

2.11. II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2016. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2016). Link

2.10. I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP – 2015. Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 12 horas (2015). Link

2.9. Contextos laboratoriais de Química no Ensino Secundário: um olhar sobre as metas curriculares (em colaboração com a Professora Doutora Ana Reis). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015). Link

2.8. Contextos laboratoriais de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico: um olhar sobre as metas curriculares (em colaboração com a Professora Doutora Ana Reis). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015). Link

2.7. Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Ciências (em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva e o Mestre Luciano Moreira). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2015). Link

2.6. Ciências Físico-Químicas – uma abordagem moderna e global (em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva, o Professor Doutor Manuel Fiolhais e a Mestre Graça Ventura). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com a duração de 12 horas (2015). Link

2.5. Quadros interativos no Ensino da Química (em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva). Oficina de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011). Link

2.4. O professor de Físico-Química em investigação-ação (em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva). Oficina de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 50 horas (2011). Link

2.3. Multimédia no Ensino da Química II (em colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2011). Link

2.2. Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química (em colaboração com o Professor Doutor João Carlos Paiva). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2010, 2015). Link

2.1. Multimédia no Ensino da Química (em colaboração do Professor Doutor João Carlos Paiva). Ação de Formação Contínua de Professores acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a duração de 25 horas (2010, 2015). Link

B2.2. REFORMA E MELHORIA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS EXISTENTES

1. Unidades curriculares

1.12. Didática da Química I que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino da Física e da Química da FCUP (2016-2017). Link

1.11. Didática da Química II que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino da Física e da Química da FCUP (2015-2016). Link

1.10. Métodos de Investigação que integra o plano de estudos do Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP (2014-2015). Link

1.9. Software educativo que integra o plano de estudos do Mestrado em Multimédia da FEUP (em parceria com o Professor Doutor António Coelho) (2013-2014). Link

1.8. Contextos de e-learning que integra o plano de estudos do Mestrado em Multimédia da FEUP (em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva) (2013-2014). Link

1.7. Educação Multimédia que integra o plano de estudos do Mestrado em Multimédia da FEUP (2013-2014). Link

1.6. Filosofia e História das Ciências (componente de Química) que integra o plano de estudos do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP, (em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva) (2013-2014). Link

1.5. Divulgação científica (componente de Química) que integra o plano de estudos do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências da FCUP (em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva) (2013-2014). Link

1.4. Multimédia e Educação Científica que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, (em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva) (2013-2014). Link

1.3. Desenvolvimento Pessoal e Profissional que integra o plano de estudos das licenciaturas da FCUP (em parceria com o Professor Doutor João Carlos Paiva) (2013-2014). Link

1.2. Metodologias de Investigação que integra o plano de estudos do Mestrado em Multimédia da FEUP (em parceria com o Professor Doutor António Coelho) (2012-2013). Link

1.1. Laboratório Multimédia e Educação que integra o plano de estudos da licenciatura em Ciências da Educação da FPCEUP (2012-2013). Link

B2.3. PROJETOS COM IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Além dos projetos mencionados na secção A2., que pese embora o seu carácter científico visam a otimização do processo de ensino-aprendizagem, acrescem ainda os projetos que a seguir se apresentam.

1. Proponente/responsável de projetos nacionais

1.1. Em curso

1.1.1. Proponente/docente responsável pelo programa Verão em Projeto Construindo e divulgando a Química 2.0 da Universidade Júnior, para alunos do 9.º ao 11.º ano de escolaridade (2014 – …).

Entidade Financiadora: Reitoria da Universidade do Porto
Montante de financiamento: 400,00 Euros

2. Coordenação de projetos nacionais

2.1. Concluídos

2.1.2. Coordenação executiva do projeto Pais com a Ciência do Conservatório de Música do Porto – dinamização de atividades experimentais de ciências junto de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2014).

Entidade Financiadora: Conservatório de Música do Porto<
Montante de financiamento: 500,00 Euros

2.1.1. Coordenação do projeto Didática das Ciências, em parceria com o Professor Doutor Paulo Simeão Carvalho: projeto de formação de professores de Ciências Físico-Químicas do Colégio Júlio Dinis, Porto – dinamização de atividades de formação em colaboração com o Professor Doutor Paulo Simeão (2013).

Entidade Financiadora: Colégio Júlio Dinis
Montante de financiamento: 3.000,00 Euros

3. Participação em projetos nacionais

[Exceto os já referidos na qualidade de coordenadora.]

3.1. Participação no Projeto da Casa das Ciências (portal Gulbenkian para professores): desenvolvimento da simulação computacional: Soluções aquosas: concentração e atividade (2010). Link

Entidade Financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
Montante de financiamento: 2.700,00 Euros

B3.1. LIVROS ESCOLARES (MANUAIS, CADERNO DE ATIVIDADES E CADERNO DO PROFESSOR)

1. Publicados

1.25. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). 12Q ­ ­ Química, 12.º ano. Lisboa: Texto EditoresLink

1.24. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). Caderno de Atividades 12Q ­ Química, 12.º ano. Lisboa: Texto EditoresLink

1.23. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). Caderno de Apoio ao Professor 12Q ­ Química, 12.º ano. Lisboa: Texto EditoresLink

1.22. Paiva, J. C., Ferreira, A., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2016). 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

1.21. Paiva, J. C., Ferreira, A., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2016). Caderno de Atividades 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.20. Paiva, J. C., Ferreira, A., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2016). Caderno de Apoio ao Professor 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.19. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3

1.18. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Caderno de Atividades e de Laboratório Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

1.17. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Caderno de Apoio ao Professor Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.16. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3

1.15. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Caderno de Atividades Universo FQ – Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.14. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Caderno de Apoio ao Professor Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.13. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2012, 2014 – edição adaptada às metas curriculares). Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3 Link4

1.12. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2012, 2014 – edição adaptada às metas curriculares). Caderno de Atividades Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 7.º. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

1.11. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2012, 2014 – edição adaptada às metas curriculares). Caderno de Apoio ao Professor Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

1.10. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2012, 2014 – edição adaptada às metas curriculares). Planos de Aula Universo FQ Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2

1.9. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2008). 9CFQ – Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.8. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2008). Caderno de Atividades 9CFQ – Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.7. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2008). Caderno de Apoio ao Professor 9CFQ – Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.6. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2007). 8CFQ – Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.5. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2007). Caderno de Atividades 8CFQ – Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.4. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2007). Caderno de Apoio ao Professor 8CFQ – Ciências Físico-Químicas, 8.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.3. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2006). 7CFQ – Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.2. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2006). Caderno de Atividades 7CFQ – Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

1.1. Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2006). Caderno de Apoio ao Professor 7CFQ – Ciências Físico-Químicas, 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link

B3.2. SOFTWARE EDUCATIVO

1. Não comercial

1.4. Coautoria do Jogo da Glória de Ciência, disponibilizado pelo Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Coimbra, 2013. Link1, Link2

1.3. Participação na edição e pós-produção de vídeos educativos de ciência, disponibilizados pelo Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, Coimbra, 2012. Link

1.2. Guionismo da simulação computacional: Soluções aquosas: concentração e atividade, integrada num projeto de investigação financiado pela Casa das Ciências (portal Gulbenkian para professores) (2010). Link1 Link2

1.1. Guionismo do Jogo das Coisas – Segurança na Internet (2005). Link

2. Comercial

[Para aceder ao trabalho assinalado com*, por favor, considere os seguintes dados: http://20.leya.com/landing/ ; utlizador: cmorais@fc.up.pt; palavra passe: FCup2012]

2.7. Guionismo do software educativo da disciplina de Ciências Físico-Químicas do 7.º ano de escolaridade, disponível na Plataforma 20 da LeYa e associado aos manuais escolares: Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2012). Universo FQ – Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Lisboa: Texto Editores. Cavaleiro, N. & Beleza, M. (2012). FQ 7 – Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Porto: ASA Editores.*

2.6. Consultora da empresa Cnotinfor para o desenvolvimento do software educativo Crocodile Química, 2008. Link

2.5. Produção de vídeos (guiões e realizações experimentais) associados ao Manual Multimédia 11F: Ventura, G., Fiolhais, M., Fiolhais, C., Paiva, J. C., & Ferreira, A. (2008). Manual Multimédia 11F. Lisboa: Texto Editores. (disponível em CD-ROM)

2.4. Produção de vídeos (guiões e realizações experimentais) associados ao Manual Multimédia 11Q: Paiva, J. C., Ferreira, A., Fiolhais, C., Fiolhais, M., & Ventura, G. (2008). Manual Multimédia 11Q. Lisboa: Texto Editores. (disponível em CD-ROM)

2.3. Guionismo do software educativo associado ao Manual Multimédia 9CFQ: Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2008). Manual Multimédia 9CFQ. Lisboa: Texto Editores. (disponível em CD-ROM)

2.2. Guionismo do software educativo associado ao Manual Multimédia 8CFQ: Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2007). Manual Multimédia 8CFQ. Lisboa: Texto Editores. (disponível em CD-ROM)

2.1. Guionismo do software educativo associado ao Manual Multimédia 7CFQ: Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Paiva, J. C., Morais, C., & Costa, S. (2006). Manual Multimédia 7CFQ. Lisboa: Texto Editores. (disponível em CD-ROM)

B3.3. MATERIAIS PEDAGÓGICOS EM CONTEXTOS DE E-LEARNING

1. Preparação de Unidades curriculares no Moodle UP

[Os links apontam para a versão mais recente destes recursos.]

1.12. Morais, C., & Paiva J. C. (2016 -…). Didática da Química I (2.º ciclo). FCUP. Link

1.11. Morais, C., & Paiva J. C. (2015 -…). Didática da Química II (2.º ciclo). FCUP. Link

1.10. Morais, C. (2013-…). Métodos de Investigação (3.º ciclo). FEUP. Link

1.9. Morais, C., & Paiva J. C. (2012 – …). Desenvolvimento Pessoal e Profissional (1.º ciclo). FCUP. Link

1.8. Morais, C. (2012 – …). Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada (2.º ciclo), FCUP. Link

1.7. Morais, C., & Paiva J. C. (2012 – …). Multimédia e Educação Científica (2.º ciclo). FCUP. Link

1.6. Morais, C., & Paiva J. C. (2012). Multimédia no Ensino da Química (2.º ciclo). FCUP. Link

1.5. Morais, C. (2012). Educação Multimédia (2.º ciclo). FEUP. Link

1.4. Morais, C., & Paiva J. C. (2012). Contextos de E-Learning (2.º ciclo). FEUP. Link

1.3. Morais, C., & Coelho, A. (2012 – …). Software Educativo (2.º ciclo). FEUP, 2012 – (…). Link

1.2. Morais, C., & Coelho, A. (2012 – …). Metodologias de Investigação (2.º ciclo). FEUP. Link

1.1. Morais, C., & Monteiro, J. (2012 – …). Laboratório Multimédia e Educação (1.º ciclo). FPCEUP. Link

2. Preparação de ações de formação no Moodle UP

2.5. Morais, C., & Paiva J. C. (2016). II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências. FCUP. Link

2.4. Morais, C., & Paiva J. C. (2015). I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências. FCUP. Link

2.3. Morais, C., & Paiva J. C. (2011 – …). O professor de Físico-Química em investigação-ação. FCUP. Link

2.2. Morais, C., & Paiva J. C. (2010 – …). Plataformas e experiências de e-learning no Ensino da Química. FCUP. Link

2.1. Morais, C., & Paiva J. C. (2009). Multimédia no Ensino da Química. FCUP. Link

3. Preparação de material para a Universidade Júnior

3.1. Monteiro, J., Morais, C., Moreira, L., & Paiva. J. C. (2014). Manual: Construindo e Divulgando a Química 2.0. Link

4. Realização de vídeos educativos

[Os vídeos listados de 7 a 14 são vídeos para a dinamização de atividades assíncronas na plataforma Moodle, associados à unidade curricular Contextos de e-learning.]
[Os vídeos listados de 1 a 6 são vídeo-aulas.]

4.14. Morais, C. (2014). Currículo “just-in-case” e “just-in-time”: algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino a distância. Link

4.13. Morais, C. (2014). Modelos pedagógicos e o papel do professor em contextos de e-learning. Link

4.12. Morais, C. (2014). Desenvolvimento de objetos de aprendizagem e pacotes de trabalho. Link

4.11. Morais, C. (2014). Considerações sobre o desenho instrucional de um curso de e-learning. Link

4.10. Morais, C. (2014). Plataformas pedagógicas: Moodle e outras plataformas de e-learning. Link

4.9. Morais, C. (2014). Virtudes e constrangimentos do e-learning. Link

4.8. Morais, C. (2014). Qualidade no e-learning. Link

4.7. Morais, C. (2014). Avaliação em e-learning e e-learning em Portugal e no mundo. Link

4.6. Morais, C., & Paiva, J. C. (2010). Canal: Multimédia no Ensino da Química. Link

4.5. Morais, C. (2010). Jogos, vídeos e simulações computacionais: potencialidades e nuances a considerar. Link

4.4. Morais, C. (2010). Experiências internacionais e SACAUSEF. Link

4.3. Morais, C. (2010). WebQuests: incremento pedagógico da Internet. Link

4.2. Morais, C. (2010). Peças do Manual Multimédia II. Link

4.1. Morais, C. (2010). Peças do Manual Multimédia I. Link

5. Sítios na internet

[As datas indicadas correspondem ao lançamento do sítio na internet, mas como estes recursos possuem um caráter dinâmico, muitos deles estão em atualização constante.]

5.19. Morais, C., & Barros, J. (2016). II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, FCUP. Link

5.18. Morais, C., & Barros, J. (2015). I Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências, FCUP. Link

5.17. Morais, C., Paiva, J. C., & Barros, J. (2015). Recursos Educativos Digitais – Mostra UP. Link

5.16. Saúde, I., & Morais, C. (2014). Utilização pedagógica de histórias para o ensino da química: uma experiência com alunos do 8.º ano de escolaridade e do ensino pré-escolar. Link

5.15. Monteiro, J., Morais, C., Moreira, L. & Paiva. J. C. (2014). Construindo e Divulgando a Química 2.0. Link

5.14. Moreira. L., Morais, C., & Paiva. J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Link

5.13. Paiva. J. C., Morais, C., & Moreira. L. (2014). UC Projeto – Licenciatura de Química com componente educacional. Link

5.12. Paiva. J. C., Morais, C., & Moreira. L. (2013). Formação de Professores: CAPES – U.Porto. Link

5.11. Vieira, H., & Morais, C. (2013). Módulo Inquiry: Estudo de perturbações a um estado de equilíbrio químico. Link

5.10. Morais, C., & Barros, J. (2012). Histórias com Química. Link

5.9. Paiva J. C., Morais, C., & Martins, I. (2012). Jogo da Glória. Link

5.8. Morais, C., Paiva, J. C., & Martins, I. (2012). RÓMULOCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (otimização). Link

5.7. Paiva, J. C., Silva, M.D.R.M, Alves, C., Morais, C., & Martins, I. (2011). Soluções aquosas. Link

5.6. Morais, C., Paiva, J. C., & Barros, J. (2009). WebQuest: Missão W.A.T.E.R. Link

5.5. Paiva, J. C., Morais, C., & Martins, I. (2007). EDUCHEM: página do grupo Cultura Científica, Multimédia e Educação do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto. Link

5.4. Morais, C., Paiva, J. C., & Barros, J. (2007). WebQuest “Simular para potenciar a produção industrial de amoníaco. Link

5.3. Morais, C., & Paiva, J. C. (2006). Química digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7º ano de escolaridade. Link

5.2. Morais, C., Paiva, J. C., & Barros, J. (2006). WebQuests associadas a manuais escolares. Link

5.1. Morais, C., Paiva, J. C., & Barros, J. (2005). WebQuest: a Ciência explica o segredo do McBolo de chocolate. Link