Nasceu em Valpaços em 1980. É licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia e Doutorada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É também membro do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP – RG5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade). É diretora do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, coordenadora da especialização de Educação do Mestrado em Multimédia e tutora da área de Educação do Programa Doutoral em Media Digitais (UT Austin | Portugal) da Universidade do Porto. É membro da Comissão Científica dos referidos ciclos de estudos. É orientadora ou coorientadora de diversas Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em curso na área do Ensino e Divulgação das Ciências (Química) e das Tecnologias Educativas. Está envolvida na dinamização de cursos de Formação Contínua de Professores, desempenhando funções como formadora. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais e proferiu apresentações e palestras, no domínio do ensino e divulgação da Química e das tecnologias educativas, em escolas, congressos e encontros científicos. É coautora de manuais escolares, de livros de divulgação científica e de software educativo para o ensino da Química e da Física. As suas áreas de interesse incluem desenvolvimento profissional e práticas pedagógicas de professores de Física e Química; modelos e processos de divulgação do conhecimento científico e envolvimento e participação dos cidadãos na Ciência; ecologias tecnológicas e digitais no ensino e na divulgação das Ciências.
2.1. No Quadro 1, indicam-se os principais dados biográficos.
Quadro 1 – Dados biográficos.
Nome | Carla Susana Lopes Morais |
Data de Nascimento | 23/12/1980 |
Pais | António Manuel Tiago Hermenegildo Morais Elvira Aurora Carvela Lopes Morais |
Naturalidade | Valpaços |
Nacionalidade | Portuguesa |
Estado civil | Solteira |
3.2. Pós-Doutoramento em Ensino das Ciências, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com a classificação final de Aprovado. Tema do relatório: Promoção de abordagens com base no inquiry-based science education (IBSE) no ensino das Ciências Físico-Químicas, 2012. Link
3.1. No Quadro 2, indicam-se os graus académicos obtidos até à presente data.
Data | Grau | Especialidade | Classificação |
2011 | Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências Link | Tese: Produção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais para o ensino da Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico Link | Aprovado com Distinção (por unanimidade) |
2006 | Mestrado em Educação Multimédia Link | Dissertação: Química Digital – Recursos digitais no ensino da Química: uma experiência no 7.º ano de escolaridade Link | Muito Bom (por unanimidade) |
2004 | Licenciatura em Química Link | Ramo educacional | 15 valores |
4.1. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE CIENTÍFICA
1. Livros
1.1. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2015). O Multimédia no Ensino das Ciências: cinco anos de investigação e ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. ISBN: 978‑989‑8819‑17‑8 Link
2. Artigos
2.5. Morais, C., Araújo, J. L., & Saúde, I. (2019). Awakening to chemistry through storytelling and practical activities: Middle school students interacting with pre-school children. Chemistry Education Research and Practice, 20, 302-315. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C8RP00096D
Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 1,902) Link
2.4. Paiva, J. C., Morais, C., & Moreira, L. (2017). Activities with Parents on the Computer: an ecological framework. Education Technology & Society, 20(2), 1-14. https://www.j-ets.net/collection/published-issues/20_2
Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 2,720) Link
2.3. Paiva, J. C., Morais, C., Costa, L., & Pinheiro, L. (2016). The shift from “e-learning” to “learning”: Invisible technology and the dropping of the “e”. British Journal of Educational Technology, 47 (2), 226–238.
DOI: http://dx.doi.org/10.1111/bjet.12242.
Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 2,951) Link
2.2. Araújo, J. L., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Poetry and alkali metal: Building bridges to study the atomic radius and the ionization energy. Chemistry Education Research and Practice, 16, 893-900. DOI: http://dx.doi.org/10.1039/C5RP00115C.
Citation indexed: ISI Web of Science e SCOPUS (Q1; IF= 1,902) Link
2.1. Morais, C. (2015). Storytelling with chemistry and related hands-on activities: Non-formal learning experiences to prevent “chemophobia” and promote young children´s scientific literacy. Journal of Chemical Education, 92(1), 58–65. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/ed5002416.
Citation indexed: ISI Web of Science, SCOPUS (Q2; IF= 1,385) Link
4.2. PUBLICAÇÕES DE ÍNDOLE PEDAGÓGICA E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
1. Livros escolares (manuais, caderno de atividades e caderno do professor)
1.3. Paiva, J. C., Ferreira, A., Vale, J., Morais, C., & Gil, V. (2017). 12Q – Química, 12.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link
1.2. Paiva, J. C., Ferreira, A., Matos, G., Morais, C., & Fiolhais, C. (2016). 11Q – Química, 11.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2
1.1. Costa, S., Fiolhais, C., Fiolhais, M., Gil, V., Morais, C., & Paiva, J. C. (2015). Universo FQ – Ciências Físico-Químicas, 9.º ano. Lisboa: Texto Editores. Link1 Link2 Link3
2. Livros de divulgação científica
2.2. Morais, C., & Paiva, J. C. (2014). Porque pirilampiscam os pirilampos?… e muitas outras perguntas luminosas sobre química. Lisboa: Gradiva. Link1 Link2
2.1. Morais, C., & Teixeira, P. M. (2012). Histórias com Química. Vila do Conde: QuidNovi. Link
Esta publicação integra o Plano Nacional de Leitura Link
5.1. MORADA INSTITUCIONAL
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Departamento de Química e Bioquímica
Unidade de Ensino das Ciências
Rua do Campo Alegre, 687
4169-007 Porto
5.2. CONTACTOS
E-mail: cmorais@fc.up.pt
Telefone: (+351) 220 402 529
Telemóvel: (+351) 93 833 1 777
5.3. INFORMAÇÃO ONLINE
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=466738 | https://dqb.fc.up.pt/index.php/pessoas-3/
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2136-0019
Publons: https://publons.com/researcher/2588604/carla-s-l-morais/
Scopus Author ID: 55921269800 – https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55921269800
ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Carla_Morais8
Authenticus – AuthID: R-000-32B – https://www.authenticus.pt/en/profileOfResearchers/publicationsList/3147
Google Académico: https://scholar.google.pt/citations?user=tf4Ovr4AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
CiênciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/pt/3519-D4C4-4406
Academia.edu: http://fcup.academia.edu/CarlaMorais
5.4. CERTIFICADO DE FORMADORA PELO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA
(CCPFC/RFO – 21089/06) nas áreas e domínios: B05 – Educação em (Química), C08 – Pedagogia Experimental, C15 – Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), C17 – Tecnologias Educativas (registo em 2006, atualização em 2014). Link